O mais importante mecanismo de acionamento da seguradora no caso de um evento previsto em sua apólice de seguros é o aviso de sinistro. É por meio dele que você informa à seguradora que sofreu um dano ou provocou um prejuízo em terceiros previsto em sua apólice de seguro.
Mas, o que é o aviso ou declaração de sinistro e por que é importante? Que informações deve conter e como pode ser efetivado?
Continue a leitura e descubra ainda a importância de contar com uma corretora experiente nessa hora.
O que é o aviso de sinistro?
Um sinistro é uma ocorrência prevista na apólice do seguro e que resulta em prejuízo ou dano de ordem pessoal, material ou de responsabilidade (ocorrida com terceiros). O acionamento da seguradora para que se iniciem os trâmites que deverão culminar com a indenização do segurado ou de beneficiários indicados se dá com o aviso de sinistro.
Desse modo, o aviso ou declaração de sinistro é o comunicado formal que o segurado deve realizar quando da ocorrência de um sinistro. A partir dessa comunicação, a seguradora orienta quanto à documentação necessária e os procedimentos subsequentes.
É importante salientar que as informações fornecidas e sua precisão vão constituir a base para que a seguradora dê andamento ao processo de indenização. Portanto, devem ser precisas e completas quando da realização do aviso de sinistro.
O que o aviso de sinistro deve conter?
Para facilitar o aviso, muitas seguradoras disponibilizam um formulário online para detalhamento das informações. Nada impede, porém, que o segurado acione a seguradora por telefone ou por e-mail para agilizar o contato e receber as orientações devidas. Conte com o seu corretor para esse fim.
Existem diversos tipos de seguros e diferentes situações envolvendo a ocorrência de sinistros. No entanto, algumas informações são essenciais e, de maneira geral, devem compor o aviso de sinistro. Assim, destacam-se, entre outras:
- o tipo de ocorrência;
- a cobertura prevista na apólice;
- o local do evento;
- a data e a hora do sinistro;
- dados do segurado (nome, endereço, telefone).
Alguns eventos podem ainda requerer que o segurado providencie testemunhas e registre um boletim de ocorrência. É o caso, por exemplo, de um acidente de trânsito e o devido acionamento do seguro auto.
Qual a importância de contar com uma corretora com credibilidade no mercado?
Seguro é investimento, mas também garantia de amparo para os bens, para a saúde e para a família. Para a contratação de um seguro, portanto, é indispensável dispor da melhor orientação.
Para esse fim, uma corretora experiente e com credibilidade no mercado como a Pulso Seguros faz toda diferença. Sua grande parceira quando o assunto é seguro para sua família ou sua empresa traz até você as melhores opções do mercado para a sua escolha. Conte sempre com a melhor orientação.
Como você pode ver, o aviso de sinistro deve ser realizado imediatamente após a ocorrência do evento e fornecer os dados inicialmente indispensáveis para a seguradora dar início ao processo de indenização.
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