A aquisição de um novo veículo de transporte é um momento repleto de alegria para os proprietários. Porém, essa etapa também requer que você viabilize um determinado nível de proteção ao seu patrimônio, evitando problemas posteriores. Por isso, a cotação de seguro para moto é um processo muito importante na hora de encontrar o serviço ideal.
Isso consiste em uma pesquisa sobre as diversas seguradoras na hora de encontrar as melhores opções com um preço justo para o seu bolso. Além disso, a cotação é fundamental para comparar as coberturas e adquirir um serviço adequado às suas necessidades. Por isso, esse processo é considerado o primeiro passo antes da contratação do seu seguro.
Continue acompanhando e confira 6 cuidados que você deve tomar ao fazer uma cotação.
1. Faça uma ótima pesquisa de mercado
Esse é um dos principais cuidados que você deve ter ao fazer uma cotação de seguro para moto. Saber fazer uma pesquisa eficiente é indispensável para evitar problemas, como preços altos ou falta de uma assistência de qualidade. Isso acontece porque existem grandes diferenças entre as seguradoras no mercado, impactando diretamente nos serviços oferecidos.
Além disso, é preciso muita atenção durante o processo de cotação. Existem empresas do ramo que oferecem seguros de forma irregular e sem o registro no SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Isso significa que existe uma grande possibilidade de que eles não cumpram com o acordo estabelecido na apólice, trazendo sérios prejuízos para o seu bolso.
Uma forma de fazer uma cotação de seguro com empresas confiáveis é por meio da indicação. Esse processo é muito recomendado, já que outros motociclistas podem confirmar suas experiências com as seguradoras que eles fizeram seus contratos, favorecendo a sua pesquisa de mercado.
2. Analise as coberturas oferecidas
Como já citamos, existe uma grande diferença entre as empresas que oferecem seguros para o público. Ao fazer uma cotação de seguro para moto, você deve ter em mente quais são as principais coberturas que vão atender suas necessidades e como as seguradoras podem disponibilizá-las. É muito comum que as pessoas contratem uma apólice acima do seu orçamento e em casos de sinistro ela não cobrir a situação.
Por isso, é ideal fazer um comparativo entre as coberturas disponibilizadas pelas seguradoras e o que elas oferecem. Durante a cotação, procure tirar todas as suas dúvidas com a empresa sobre as condições do serviço e quais são as opções extras disponíveis — como a instalação de um rastreador de veículos. Assim, as chances de fechar um ótimo seguro são muito superiores, trazendo ótimas qualidades de vida no processo.
3. Considere o seu perfil e sua rotina
Ao buscar um serviço capaz de trazer mais segurança ao nosso patrimônio, é comum cobiçarmos as ofertas mais completas. Porém, nem sempre essa solução é a mais indicada. Por isso, ao fazer uma cotação de seguro para moto, procure considerar o seu perfil e a sua rotina. Isso é muito importante para você encontrar um serviço realmente adequado às suas necessidades.
Os seguros de moto contam com duas coberturas principais, a compreensiva e a não-compreensiva. A primeira opção é destinada para quem usa a motocicleta com mais frequência. Por isso, ela é mais completa, sem limite de valor, porém, é mais cara.
Já segunda alternativa cobre danos até 75% do total do valor de mercado. Além disso, ela pode ter algumas limitações em relação aos sinistros cobertos. Por isso, ela acaba sendo uma opção mais barata, porém, adequada para quem circula por períodos menores com sua moto.
4. Observe o valor da franquia
A franquia é um valor que corresponde ao que o contratante deve arcar caso ele acione um sinistro. Ou seja, caso você se envolva em um acidente, será necessário pagar essa taxa para contar com os reparos ou substituições descritas em sua apólice. Por isso, ao fazer uma cotação de seguro para moto, esse ponto deve ser uma das suas principais preocupações.
Existem diferentes tipos de franquia nesse tipo de serviço. Elas funcionam da seguinte maneira: quanto maior o valor, menor será o preço do seguro. O contrário aqui também funciona. Por isso, é essencial procurar saber como a seguradora trabalha com essa taxa para você evitar surpresas caso precise acionar um sinistro posteriormente.
5. Tome cuidado com o seguro pirata
Existe um ponto que você deve ficar com total atenção na hora de fazer uma cotação de seguro para motos. Existem empresas no mercado que oferecem um serviço duvidoso sob alguns nomes, como: cooperativa, associação, proteção veicular etc. Eles são conhecidos como seguro pirata, já que apesar de terem algumas similaridades com o que é oferecido pelas seguradoras, eles não são fiscalizados.
Citamos brevemente esse tipo de negócio em outro tópico, porém, esse assunto é de extrema importância para uma cotação de sucesso. Ao contratar um seguro pirata, você ficará a mercê de um serviço sem garantias. Como são as empresas as únicas responsáveis pelas apólices, as possibilidades de prejuízos são altas, já que elas podem não cumprir com o combinado.
Uma seguradora ou corretora de seguros deve ser cadastrada no SUSEP. Assim, existe uma fiscalização e regulamentação que garante que você será ressarcido caso acione algum sinistro. Por isso, ao fazer sua cotação, procure sempre contar com empresas de confiança no mercado.
6. Leia o seu contrato com muita atenção
Antes de fechar negócio com uma seguradora, é muito importante que você fique atento às informações contidas no contrato. Procure conferir todas as cláusulas e verificar se os seus dados e da sua moto estão inseridos corretamente. Além disso, veja com o corretor se existe alguma exclusão na apólice e, caso haja, quais são.
Isso acontece porque algumas empresas no mercado se reservam ao direito de não cobrir determinadas situações. Existem serviços que cobrem apenas furto e roubo, não ressarcindo o segurado caso ele sofra algum acidente. Com esse tipo de informação em mãos, você terá maior controle na hora de adquirir um seguro de qualidade e evitar contratempos.
Pronto! Viu como a cotação de seguro para moto pode ajudar na hora de encontrar o serviço ideal? Para assegurar a sua tranquilidade e conforto, procure sempre fechar negócio com uma empresa de confiança. A Pulso Seguros é uma corretora com produtos para pessoas físicas e pequenos empreendimentos. Contamos com um time especializado e preparado para auxiliar a sua jornada na hora de encontrar o melhor serviço.
Por isso, não perca mais tempo e faça a sua cotação conosco e veja como podemos ajudá-lo!