A franquia é a participação obrigatória do segurado em caso de sinistro e é muito comum nos seguros de automóvel, residencial, empresarial, condomínio e de muitos outros. Ela é justamente o valor que o segurado deve pagar em determinadas situações para que a seguradora possa seguir com a substituição ou reparo devido. Ao contratar esse serviço, essa taxa é esclarecida antes mesmo de assinar o contrato, sendo proporcional ao preço dos seus bens protegidos.
Agora, o que é franquia reduzida? Embora ela mantenha algumas características da taxa normal, elas se diferem em outros aspectos. Com ela, é possível contar com alguns benefícios únicos, proporcionando mais tranquilidade para o seu dia a dia.
Entenda, neste post, todas as diferenças entre as franquias de seguros e se realmente vale a pena apostar na reduzida!
Quais as diferenças entre franquia reduzida e normal?
Apesar de termos citado apenas dois tipos de franquia, na realidade, existem três modalidades diferentes.
Franquia normal
A normal é o modelo padrão dos seguros, e é a mais usada para critérios de comparação. Nela, o valor pago ao acionar um sinistro proporciona um custo-benefício interessante para efetuar os reparos ou a substituição.
Porém, o serviço conta com um preço elevado, proporcional ao valor do prêmio. Ela é ideal para quem quer uma garantia de que os seus bens estão protegidos e, caso o pior aconteça, seja possível reduzir os prejuízos significativamente.
Franquia reduzida
Já a franquia reduzida conta com um propósito contrário ao apresentado na padrão. Ela é muito inferior à normal, proporcionando o valor do prêmio muito mais elevado caso um sinistro seja acionado.
Por isso, o valor do seguro encarece proporcionalmente em relação aos outros modelos. Como a franquia é menor, fica muito mais fácil acionar um sinistro para realizar reparos ou substituições, pesando menos no bolso do segurado.
Franquia majorada
Por último, temos a franquia majorada. Ela é o contrário da reduzida. Normalmente, o seu valor é o dobro da normal, com o preço do seguro sendo extremamente inferior aos dois modelos apresentados.
Afinal, vale a pena contratar um seguro com a franquia reduzida?
Agora que você viu o que é a franquia reduzida, é preciso entender se ela compensa. Ela deve ser estudada para verificar se será ideal para o seu perfil e suas necessidades. Se você teme constantemente pelos seus bens e acha que os valores cobrados são perfeitos para a proteção que ela proporciona, pode ser que seja uma ótima escolha.
Como mostramos, existem outras opções que se encaixam melhor em diferentes perfis e, por isso, é necessário prestar muita atenção na hora de assinar um contrato. Nesse caso, é muito importante contar com o auxílio de uma corretora de confiança. Isso dá maior certeza de que você vai encontrar um serviço totalmente adequado às suas necessidades e evitará dores de cabeça posteriormente.
Pronto! Entender o que é franquia reduzida é essencial para contratar o seguro perfeito para o que você precisa. Contar com uma proteção extra é indispensável para aproveitar mais os nossos bens e evitar problemas caso algum sinistro ocorra!
Gostou deste texto? Aproveite para assinar a nossa newsletter e acompanhar mais conteúdos como este!