Ser dono do próprio veículo é o sonho de muitas pessoas. Alcançar esse objetivo é uma satisfação imensa e possibilita ser mais livre em relação à própria mobilidade. Ainda, a aquisição de um automóvel envolve também a contratação de um serviço para proteger seu patrimônio contra uma série de sinistros. Com isso, o seguro auto popular vem se popularizando nos últimos anos desde sua criação.
Esse serviço se tornou uma das principais apostas do setor, já que ele apresenta diversos benefícios aos segurados, tudo com ótimo custo-benefício. Continue acompanhando e entenda mais sobre o que é esse serviço e seus principais benefícios.
O que é e como funciona o seguro auto popular?
O seguro auto popular foi desenvolvido em abril de 2016 para servir como uma opção mais rentável para veículos já datados. Graças a seu baixo custo, chega a pesar até 30% menos no bolso do consumidor, o que faz de seu valor um dos atrativos usados para quem vai comprar a ideia.
O ponto principal que torna seu preço tão baixo é a possibilidade de utilizar peças automobilísticas usadas ou, até mesmo, itens genéricos novos no processo de reparo dos automóveis. Um dos pontos que mais encarece a aquisição de um seguro de carros é justamente o preço das peças.
Em algumas situações, como pequenas colisões, as seguradoras eram obrigadas a utilizar objetos novos para repor os danificados. As peças usadas pelo seguro auto popular devem ter origem de empresas de desmontagem, conforme a Lei do Desmanche estabelecida em 2014.
Ainda assim, alguns equipamentos de segurança, como freios, pneus, amortecedores e suspensão, devem ser substituídos por itens originais. Inclusive, existe um sistema utilizado para garantir aos segurados que as peças usadas como reposição sejam legais e estejam em bom estado.
Uma das normas aplicadas nesse serviço visa que a cobertura mínima deve atender à garantia de indenização veicular proveniente de colisões. Isso tudo torna a aquisição desse serviço um grande atrativo para os usuários.
A reutilização de peças que teriam um final diferente, além de servir para a reposição, ajuda na redução de custos. Assim, quem não conseguiria pagar por um seguro para seu automóvel passa a ter a oportunidade de contar com um serviço de qualidade.
Quais as principais coberturas?
As coberturas do seguro auto popular não ficam atrás do serviço tradicional, funcionando de forma bem semelhante. Elas vão variar de acordo com a necessidade do usuário, podendo até mesmo incluir mais de uma na mesma apólice.
Isso dá mais liberdade na hora de decidir por uma opção mais básica ou mais completa do serviço. Entre as coberturas disponíveis para o seguro auto popular, estão: proteção contra colisão, incêndio, furto e roubo e assistência 24 horas.
Existem outras opções extras que podem ser adicionadas, como danos a terceiros e carro reserva. O ideal é encontrar algo que caiba no seu orçamento e providencie maior tranquilidade sobre a integridade do seu patrimônio.
Como se diferencia do seguro tradicional?
O principal diferencial do seguro auto popular para o serviço tradicional está no uso de peças de reposição usadas. Como citamos, esse aspecto é o que torna essa opção mais barata para o consumidor. Na opção tradicional, a norma é utilizar produtos novos para o reparo dos veículos.
É claro que no seguro auto popular as peças utilizadas não são de condições duvidosas. Segundo o regulamento da Superintendência de Seguros Privados (Susep), elas devem ser originadas de desmanches legalizados e ter sua qualidade confirmada para o uso no veículo.
Outra diferença entre os dois tipos de seguro está no valor do pagamento de indenizações. Como a opção popular conta com valores mais acessíveis aos segurados, existe também uma diferença no ato da indenização. Em casos de furto ou roubo, a seguradora paga de acordo com o que foi estipulado na apólice para suprir o prejuízo.
O que difere nessa situação em relação ao seguro tradicional é que aqui o montante corresponde ao valor do automóvel de acordo com a Tabela Fipe. Ainda assim, no auto popular, o valor pago pode chegar a corresponder entre 80% e 90% do total.
Quais os requisitos para a contratação
A contratação do seguro auto popular pode ser realizada para qualquer tipo de veículo no país. Apesar do seu baixo custo, ele contempla automóveis 0km ou com até 25 anos de uso. O principal objetivo desse serviço é atender àqueles que não despertavam o interesse em uma apólice, em razão do valor. Portanto, não existem muitas restrições que impeçam os usuários de contratarem esse serviço.
Como o uso de peças de desmanche barateiam o serviço?
O grande diferencial desse serviço é seu baixo custo. Com seu prêmio, em média, até 30% mais barato que a opção tradicional, ele vem ganhando destaque no mercado. Mas como isso é possível? O custo de reposição de peças é um dos fatores que pesam na hora de precificar o seguro.
Assim, as peças originais e novas acabam custando muito mais caro do que as provenientes de desmanches. Isso pode encarecer ainda mais se o veículo tiver mais de 5 anos de uso. A ideia por trás do seguro auto popular é justamente alcançar aquelas pessoas que não tinham muito interesse ou não podiam arcar com os custos do serviço tradicional.
Isso inclui também usuários de automóveis mais antigos, que muitas vezes não entram nas apólices de seguro. Como as peças de desmanche eram geralmente descartadas ou recicladas, o custo de aquisição se tornou muito inferior na hora de contratar o serviço.
Pronto! Agora você já sabe como funciona o seguro auto popular e quais são seus benefícios. Garantir uma proteção ao seu patrimônio é essencial para aproveitar melhor a vida sem muitas preocupações. Por isso, procure contar com uma seguradora de confiança na hora de contratar uma apólice. A Pulso Seguros conta com uma equipe especializada e capacitada para trazer um atendimento de qualidade na hora de encontrar um produto que atenda às suas necessidades.
Por isso, não perca tempo e entre em contato com um de nossos consultores para conhecer nossas ofertas!