As oportunidades de trabalho remoto vêm se expandindo cada vez mais. A tecnologia é uma grande aliada ao possibilitar continuar o serviço por meio de dispositivos e computadores, necessitando apenas de conexão à internet. O home office traz ótimos benefícios às empresas e funcionários, já que isso possibilita aumentar o desempenho e a produtividade da sua equipe, além de otimizar a satisfação dos colaboradores.
Porém, para alcançar resultados expressivos com o trabalho remoto, é muito importante que as empresas contem com uma gestão de home office da equipe. Dessa forma, é possível delegar as tarefas com mais eficiência e garantir que as metas sejam alcançadas.
Continue lendo e confira 6 dicas sobre como melhorar a sua gestão de home office!
1. Oriente os seus colaboradores
Para alcançar o máximo de resultados em uma gestão de equipe home office, é necessário alinhar as expectativas dos colaboradores em relação aos objetivos da empresa. O processo de orientação é essencial para otimizar o desempenho e a produtividade dos profissionais.
Alguns processos devem ser considerados, como estabelecer prazos para as tarefas propostas à sua equipe. Outro ponto importante desse processo é orientar os colaboradores para exercerem as atividades em um ambiente tranquilo, para maximizar o foco.
Além disso, procure explicar a importância do trabalho remoto e como essa modalidade pode ser tão produtiva quanto a presencial. Dessa forma, explique aos colaboradores sobre as possíveis distrações que existem no home office, como familiares e barulhos externos, e como eles podem contornar essas situações.
Por último, a empresa deve se responsabilizar para garantir que os profissionais tenham tudo necessário para fazer o trabalho home office. Dessa forma, você vai ter a garantia de que eles estão preparados e aptos para concluir as suas atividades com eficiência.
2. Tenha empatia e seja flexível
Uma ótima gestão de equipe home office depende bastante de duas características para alcançar o sucesso: empatia e flexibilidade. Ao liderar com maior sensibilidade, você tem um panorama mais amplo sobre o cenário atual do seu time e aprende como valorizá-lo.
Como existe uma grande possibilidade de imprevistos acontecerem — já que os profissionais não estão atuando nas melhores condições providenciadas pela empresa —, é muito importante saber lidar com esse tipo de situação para não perder produtividade e desempenho.
O ideal é sempre promover o diálogo com os seus colaboradores para entender o lado deles e procurar formas de aliviar os problemas encontrados. Essa flexibilidade aliada à comunicação aberta e a escuta ativa são essenciais para providenciar maior conforto e otimizar os resultados em uma gestão home office eficiente.
3. Invista em ferramentas
Existem diversas ferramentas no mercado que são excelentes opções para otimizar a gestão home office. Elas contam com diferentes funcionalidades, todas alinhadas ao acompanhamento e à otimização de resultados para a empresa.
Isso permite saber o que cada colaborador está fazendo por meio de uma plataforma constantemente atualizada ou por uma lista completa sobre a apresentação dos processos. Apesar de existirem soluções gratuitas que podem otimizar o serviço, há uma grande variedade de opções pagas que oferecem recursos essenciais para a sua gestão.
Algumas delas, como o pacote G Suite, contam com diversas ferramentas para fortalecer a comunicação interna, incentivar o trabalho colaborativo e até mesmo reduzir custos operacionais. Além disso, elas permitem acesso remoto aos arquivos e documentos da empresa de forma controlada e segura.
4. Adote a cultura de feedbacks
O trabalho remoto por si só é bastante complexo. A ausência de contato humano durante o home office pode ser um tanto quanto solitário, dificultando a realização de uma série de tarefas. Além das caraterísticas que falamos a respeito da liderança em uma ótima gestão de equipes, é necessário saber fazer apontamentos sobre a performance dos seus colaboradores.
Isso permite otimizar o trabalho feito de uma forma saudável e sem conflitos. Adotar a cultura de feedback é essencial para o sucesso do home office. Assim, a sua equipe vai ficar mais alinhada aos objetivos da empresa, mesmo trabalhando remotamente. Portanto, procure realizar reuniões periodicamente para apontar as falhas e os acertos do seu time e direcioná-lo para o caminho certo.
5. Destaque o equilíbrio entre o home office e o lazer
Como citamos, o trabalho remoto é bastante solitário para a sua equipe. Procure realçar a importância de encontrar formas de se entreter nas horas vagas e como isso é importante para a saúde da sua equipe. Ainda que a prática de home office permita realizar o serviço no próprio lar, é necessário saber separar as obrigações e a vida pessoal.
Incentive a sua equipe a fazer exercícios regularmente e tirar momentos de descanso para evitar doenças ocupacionais, como a Lesão por Esforço Repetitivo (LER). O cuidado com a saúde é indispensável, independentemente do ambiente de trabalho em que os colaboradores estão inseridos.
6. Mantenha o contato diário
Ainda que no home office a sua equipe esteja trabalhando remotamente, é necessário dedicar uma parte do dia para delegar as tarefas e alinhar o seu time com os objetivos da empresa. Por isso, nada mais justo do que manter um contato diário com os colaboradores com essa finalidade. Deixe claro aos profissionais os melhores horários para que eles possam entrar em contato com você durante a jornada de trabalho.
Isso é essencial para evitar que alguns colaboradores achem que, por estarem trabalhando de casa, podem deixar para a última hora as suas obrigações de trabalho. Você pode marcar presença por meio de diferentes fontes, como reuniões, e-mails, mensagens instantâneas, entre outros.
Ainda assim, procure ter bastante cuidado com o excesso de controle. Você deve dar certa liberdade ao seu time para que ele entenda a responsabilidade e a confiança que a empresa tem nele. O ideal é buscar um equilíbrio e manter a sua autoridade pontualmente.
Pronto! Ter uma gestão de equipe home office pode ser mais prático do que você imagina. Procure manter a comunicação com o seu time em dia para mantê-lo atualizado sobre as suas obrigações e os objetivos da empresa. Outro ponto que você deve ficar de olho é no segmento de mercado do empreendimento, para identificar os principais desafios e como contorná-los com sucesso.
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