A incidência da Covid-19 trouxe mudanças para toda a sociedade — e o segmento de seguros empresariais também se viu diretamente envolvido. Modificaçōes na legislação para a cobertura em situação de pandemia trouxeram novas posturas para as seguradoras.
Ao mesmo tempo, alterações na percepção do valor do seguro por parte de todos também alterou o que se tinha como normal. Apesar de haver uma instabilidade econômica, há uma maior sensação da necessidade de estar segurado.
Continue a leitura e descubra como os seguros empresariais podem ser importantes durante a pandemia!
O que é e para que serve um seguro empresarial?
Assim como o cidadão contrata um seguro residencial para a proteção de sua casa e dos bens que ela guarda, o seguro empresarial também mantém uma relação parecida com as organizações. Desse modo, trata-se de uma modalidade de seguro cujo principal objetivo é a proteção da empresa contra ameaças diversas.
Existem vários tipos de seguros empresariais, que variam conforme os riscos para os quais oferecem proteção, ou seja, conforme as coberturas disponíveis. De todo modo, uma empresa de qualquer tipo e tamanho possui um patrimônio, colaboradores, veículos e terceiros (fornecedores e visitantes) a quem deve proteger, especialmente no ambiente laboral.
Na verdade, um dos maiores atrativos e agentes de retenção de talentos nas empresas é a garantia de um seguro saúde, uma das opçōes dos seguros empresariais.
Quais são os principais tipos disponíveis?
Como se viu, o que caracteriza os seguros empresariais é o bem que se quer proteger e os riscos a que estão sujeitos. De maneira geral, podem ser considerados os tipos apresentados a seguir.
Seguro para proteção do patrimônio da empresa
Sua proteção recai sobre o patrimônio da empresa. Desse modo, apresenta coberturas como proteção contra incêndio, contra roubos e outras que podem ser personalizadas no momento da contratação.
Seguro para proteção da frota
O seguro para proteção da frota é uma garantia para os veículos da empresa. Para esse fim, envolvem colisão, incêndio, furto ou roubo, responsabilidade civil facultativa e acidentes pessoais por ocupantes.
Seguro para proteção de terceiros
O risco de causar prejuízos a terceiros é o que motiva o seguro de responsabilidade civil. Aqui, as coberturas também podem ser personalizadas em função de quem será protegido.
Seguro saúde para os colaboradores
O seguro saúde empresarial permite proteção para os colaboradores da empresa e constitui um dos benefícios mais atraentes para os profissionais. Nesse tipo, pode ser incluída a cobertura odontológica.
Seguro de vida para os colaboradores
O seguro de vida empresarial protege os trabalhadores da empresa, tendo cobertura básica contra morte natural ou acidental. Também é possível customizar as coberturas, entre as quais se destacam:
- invalidez permanente total ou parcial por acidente;
- diária por incapacidade temporária;
- reembolso de despesas médico-hospitalares e odontológicas;
- assistência funeral.
Seguro para estagiários
Trata-se de um seguro obrigatório contra acidentes pessoais para estagiários. Esse seguro surgiu em razão dos direitos dos estagiários não serem os mesmos dos trabalhadores.
Seguro D&O
O seguro D&O (Directors & Officers) é, na verdade, um seguro de responsabilidade civil para altos executivos. Assim, protege diretores, administradores, conselheiros, entre outros.
Como os impactos da pandemia mudam a percepção sobre o seguro?
A experiência é nova em todo o mundo e, por enquanto, trata-se de aprendizado em quase todas as frentes. Afinal, como será a vida após a pandemia?
Para além do medo, observa-se a ocorrência de alterações significativas na percepção de risco por parte da população. Como resultado, já está mudando a concepção de segurança a partir da convivência rotineira com as chances de contaminação.
O bombardeamento de informações sobre os milhares de casos confirmados diariamente e a contabilidade dos óbitos se somaram à necessidade de isolamento e reforçaram a sensação de impotência. A humanidade hoje percebeu que precisa se proteger.
Ao mesmo tempo, instalou-se uma instabilidade econômica que levou a algumas perdas em milhares de casos. A capacidade de compra se reduziu drasticamente e qualquer possibilidade de investimento para boa parte da população foi eliminada no curto prazo.
Em outro sentido, observa-se que o menor número de pessoas e negócios circulando reduziu a incidência de alguns tipos de sinistros. Nesses casos, destacam-se os números referentes a colisões de veículos, furtos e roubos de veículos, atendimentos eletivos nos seguros saúde, entre outros.
Por sua vez, os processos de recuperação já estão mostrando que muita coisa mudou e que a prevenção e a precaução deverão estar presentes e incorporadas à rotina de todos. A percepção sobre seguro foi definitivamente alterada.
Quais são as coberturas para se proteger durante a pandemia?
Tradicionalmente, pandemias estão excluídas da proteção oferecida pelos seguros. No entanto, essa regra precisou ser alterada diante da realidade vivenciada em todo o mundo.
Não apenas a população, mas também as seguradoras e corretoras de seguro precisam se reinventar. Assim, novos produtos com coberturas para roubo e furto qualificado surgem como suporte às iniciativas de trabalho em regime de home office.
Redução de prazos de vigência e alteração de valores também se apresentam diante da necessária criatividade para a sobrevivência econômica de todos. Assim, além das negociações necessárias, observa-se que algumas coberturas estão diretamente envolvidas com a nova realidade, como destacadas a seguir.
Coberturas no seguro de vida
Morte, assistência funeral e despesas médico-hospitalares se destacam no universo das coberturas relacionadas à doença na vigência da pandemia. Assim, a família e os demais beneficiários, se houver, estão protegidos na conformidade das previsões contratadas.
Coberturas no seguro residencial
Com o isolamento social, maior tempo é passado por toda a família no ambiente doméstico. Como resultado, observou-se um crescimento na demanda por seguro residencial de quase 40%.
Percebe-se a necessidade de proteção também em razão dos trabalhos conduzidos em regime de home office, como apontado. Ao mesmo tempo, a cobertura para responsabilidade civil familiar introduz a reparação por danos materiais ou corporais causados a terceiros.
Como se vê, a pandemia trouxe inúmeras mudanças nos conceitos de normalidade, mas essa realidade pode ser amparada pela proteção dos seguros empresariais e as adequações que vão surgindo.
Se você gostou deste post, entre em contato conosco e tenha tudo o que o precisa para garantir que sua empresa esteja segura!