Adotar práticas de promoção e prevenção da saúde para os colaboradores é essencial para mantê-los motivados. Isso porque, quando os funcionários percebem que a empresa se preocupa com o bem-estar deles, trabalham com mais afinco e satisfação. Além disso, funcionários motivados e felizes no emprego tendem a produzir mais e faltar menos no trabalho.
Mas como fazer campanhas de promoção e prevenção da saúde dentro da empresa? Bom, isso não é tão difícil, mas se você tem dúvidas sobre como colocar esse plano em prática, confira as dicas que separamos!
1. Incentive a alimentação saudável
Os maus hábitos alimentares são os principais responsáveis por inúmeras doenças como diabetes, hipertensão e obesidade. Para ajudar seus funcionários a ficarem livres dessas doenças, a empresa pode incentivar a alimentação saudável, oferecendo um almoço balanceado ou lanche feito sem produtos processados.
Incluir frutas no cardápio, além de contar com um nutricionista para a criação de um plano alimentar para os funcionários, é uma excelente forma de incentivá-los a ter uma alimentação mais saudável.
2. Promova a prática de exercícios
A prática de exercícios físicos é essencial para manter a saúde, disposição e prevenir o envelhecimento precoce. Para incentivar os colaboradores da empresa a se exercitarem, a companhia pode oferecer alguns minutos de ginástica laboral.
Nesse tipo de prática, a empresa contrata um profissional que comparece no local em horário marcado e faz alguns exercícios junto com os colaboradores.
3. Ofereça planos de saúde
Uma empresa que se preocupa com o bem-estar de seus funcionários está disposta a contratar planos de saúde para os colaboradores e familiares. Ao contrário do que pequenos empreendedores pensam, investir nesse tipo de benefício não é uma desvantagem.
Na realidade, oferecer um plano de saúde para os funcionários mostra a preocupação da empresa com eles. Esse fator deixa as pessoas mais motivadas no trabalho e, consequentemente, ajuda seu negócio a crescer.
4. Elabore campanhas de promoção da saúde
Investir em campanhas de promoção da saúde também é uma forma de promover o bem-estar da sua equipe. Então, a empresa pode criar ações para o combate ao tabagismo e ainda criar campanas internas para programas do Ministério da Saúde, como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul.
Divulgar campanhas de vacinação contra gripe, febre amarela e outras doenças também é essencial para manter a saúde de seus funcionários em dia.
5. Cuide do clima organizacional da empresa
Cuidar do clima organizacional da empresa também faz parte das ações de promoção e prevenção da saúde. Isso porque um clima agradável contribui para que os funcionários tenham mais qualidade de vida. Ninguém gosta de trabalhar em um local tenso, onde as pessoas estão insatisfeitas com diversos aspectos.
Para saber como está o clima entre os funcionários, basta aplicar questionários e, depois de avaliar as respostas, estudar ações que visem atender aos anseios e expectativas dos colaboradores, caso esteja ao alcance da empresa.
Como você viu, criar campanhas de promoção e prevenção da saúde não é tão complicado quanto algumas pessoas imaginam. Vale lembrar que esse tipo de ação é um benefício que a empresa traz para seus colaboradores e para ela mesma.
Gostou do post e quer saber sobre benefícios para colaboradores? Confira o artigo que criamos especialmente sobre o assunto!