Você que é um profissional da área de saúde sabe da importância de colocar sua vida e seu bem-estar em primeiro lugar. Por isso, é fundamental fazer um seguro para médicos, pois, além de cuidar de sua saúde, ainda precisa se resguardar de possíveis problemas com pacientes.
Um seguro pode proteger o patrimônio de um profissional de medicina de eventuais condenações, garantir sua aposentadoria e ainda uma indenização para sua família, no caso de acidente ou morte.
Neste post, vamos explicar como funciona um seguro para médicos e quais são os tipos existentes. Confira!
Como funciona e para que serve um seguro para médicos?
Isso depende do tipo de seguro, pois há serviços que protegem o profissional em diversas circunstâncias. Para ficar protegido, o médico deve procurar uma empresa especializada e assinar um documento, que detalha todos os benefícios do seguro.
Além disso, é necessário pagar uma taxa anual para ser beneficiado. Quanto maior o benefício, mais caro pode ser o valor do seguro.
Quais são os tipos de seguro para médicos?
Como já citamos, há diversos tipos. Alguns são voltados especificamente para a classe médica, já outros atendem a pessoas físicas e profissionais liberais de outras classes. Vamos conhecer alguns tipos de seguros mais comuns que médicos devem contratar.
Seguro de responsabilidade civil
Esse é um tipo de seguro que é muito importante para médicos, pois protege o profissional contra danos, garantindo o pagamento de indenizações e assessoria jurídica. Por exemplo: se um paciente processou o profissional por negligência médica, o seguro vai cobrir as despesas com advogados e custear o pagamento de uma possível indenização.
Um seguro de responsabilidade civil é essencial nos dias de hoje, visto que é cada vez maior o número de pessoas que recorrem à justiça pedindo indenizações por falha médica.
Seguro empresarial
O seguro empresarial é ideal para quem é dono de uma clínica, consultório ou hospital. Ele visa proteger o estabelecimento de danos, garantindo que, em casos de imprevistos, as atividades de seu negócio não sejam prejudicadas.
Além da proteção ao espaço físico, o seguro empresarial ainda cobre danos a máquinas, móveis, utensílios, medicamentos, produtos estéticos, entre outros.
Seguro saúde
O seguro saúde se parece um pouco com o plano de saúde, mas, com ele, você pode escolher o médico, laboratório e outros serviços de sua preferência. Então, o seguro reembolsa o segurado por despesas médicas como consultas, exames, tratamentos, cirurgias e internações, por exemplo.
Seguro de vida
Um seguro de vida é bem comum, inclusive bastante difundido. Para contratar o serviço, você deve escolher um ou mais beneficiários, que receberão uma quantia em dinheiro após sua morte. O segurado pode escolher de quanto será o benefício e a empresa seguradora coloca condições para que os dependentes recebam o dinheiro.
Seguro financeiro
Profissionais autônomos sabem que imprevistos financeiros acontecem e isso pode prejudicar o andamento de seu negócio. Mas, felizmente, você pode contratar um serviço que garante o pagamento de financiamentos, mensalidades ou prestações por tempo pré-determinado.
Esses são os principais tipos de seguro para médicos que você não deve deixar de contratar. Mas lembre-se de procurar uma empresa especializada e ler com paciência todo o contrato para ter certeza que está comprando um produto que vai atender às suas necessidades.
Então, gostou do post e quer mais informações sobre seguros? Entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!