O veículo costuma ser um dos bens patrimoniais mais importantes de quase todo mundo. Assim, o seguro do carro é uma iniciativa indispensável, que não deve ser relevada. Principalmente, quando se trata do seguro auto para Uber.
Por sua vez, existem diferenças quando o assunto é proteger o carro para o trabalho com o aplicativo. Dentre essas, estão algumas exigências da própria empresa do aplicativo, quando se faz o cadastramento de motoristas e seus respectivos veículos.
Conheça o seguro auto para Uber e saiba mais sobre esse serviço.
Perfil do seguro auto para Uber
Existe uma modalidade de seguro chamada de Acidentes Pessoais de Passageiros, conhecida como seguro APP. Trata-se de uma cobertura oferecida junto com o seguro de automóveis, com vistas à proteção para todos os ocupantes do veículo segurado.
A organização Uber exige que os motoristas que operam a partir do aplicativo tenham seus carros segurados com essa cobertura. Além dessa espécie de seguro e em razão da maior exposição do motorista e do veículo, outras coberturas devem ser consideradas. Assim, o carro para trabalho com o aplicativo deve considerar um seguro auto cujo perfil seja constituído, entre outras, pelas seguintes coberturas:
- APP;
- roubo e furto;
- colisão;
- batidas.
Principais aspectos que devem ser informados
Se você vai trabalhar a partir do aplicativo Uber, não deve contratar o seguro auto comum para o seu veículo. Nesse caso, é essencial que informe que, embora o carro seja de passeio, irá operar com transporte de passageiros. Essa informação faz toda diferença.
Se você se descuidar desse detalhe e posteriormente ocorrer um sinistro, é bastante provável que a seguradora não pague a indenização. Nesse sentido, você arcará com todas as despesas, pois a utilização do veículo se deu com finalidade diferente da que foi descrita na apólice, na hora da contratação.
É preciso deixar bem claro que a destinação dada com o transporte será para fins comerciais. Desse modo, informações como exposição ao trânsito, locais de estacionamento, regiões de deslocamento pela cidade e horário de trabalho devem ser bem esclarecidas, evitando-se quaisquer omissões.
Diferenças básicas em relação ao seguro auto comum
Existem, pelo menos, 3 razões básicas para as diferenças entre os seguros para o trabalho Uber e para o auto comum:
- o transporte comercial de passageiros;
- a alta quilometragem dos deslocamentos constantes relacionados ao aplicativo;
- o aumento significativo da exposição do motorista e do veículo.
Como resultado dessas características do trabalho prestado com o aplicativo, as seguintes diferenças podem ser apontadas para o seguro Uber:
- o seguro para o trabalho via aplicativo costuma ser mais caro;
- o motorista deve necessariamente contratar o seguro APP;
- o motorista deve apresentar o pagamento do seguro DPVAT;
- o motorista precisa declarar que fará transporte comercial de passageiros;
- se havia um seguro auto antes do trabalho Uber, será necessário um endosso.
Com isso, você já sabe mais sobre como operar com o aplicativo e conhece melhor o seguro auto para Uber.
Gostou do post? Já tem alguma experiência como motorista Uber? Compartilhe aqui o seu comentário que, certamente, será útil para outros.