Achar que vida pessoal e profissional são duas coisas totalmente separadas é um erro que muita gente ainda comete. Na verdade, o clima organizacional, isto é, o ambiente da empresa e a maneira como as pessoas se relacionam com a organização e entre si, influencia em muito os aspectos emocionais de cada funcionário. E vice-versa.
Muitas empresas investem tempo e dinheiro em pesquisas de clima e em políticas de bem-estar e qualidade de vida em busca de construir um ambiente em que as pessoas se sintam mais felizes, completas e, por consequência, produtivas.
Diante disso, garantir um bom clima organizacional é uma preocupação constante dos melhores gestores. Veja, a seguir, algumas práticas que ajudam a tornar o ambiente corporativo mais positivo e favorável ao desenvolvimento das pessoas.
Práticas para Garantir um bom Clima Organizacional
Monitore o ambiente
Um clima organizacional ruim não nasce do dia para noite. Normalmente, ele é resultado de meses ou anos de desinteresse. Fique de olho, converse com a equipe, peça feedback, acompanhe a movimentação da “rádio corredor”. Essas práticas visam estabelecer um fluxo de comunicação com as pessoas, que vai se refletir em toda a organização.
Sem ser invasivo, procure observar as jornadas de sua equipe. Verifique se há clima permanente de tensão e encoraje as pessoas a relaxarem para que, quando a superação for realmente necessária, elas estejam prontas para responder.
Uma maneira mais formal de fazer isso é por meio das pesquisas de clima (1) Aplicadas com técnicas desenvolvidas por consultorias e organizações especializadas, elas são excelentes ferramentas para diagnosticar a quantas anda o clima da empresa, seus pontos fortes e fracos.
A garantia de anonimato durante o preenchimento é um fator que incentiva os empregados a exporem sua real opinião, coisa que normalmente a maioria evita fazer, com medo de algum tipo de retaliação ou de “se queimar” com o chefe.
Agora, se for fazer a pesquisa, não deixe de compartilhar os resultados (2). Perguntar para as pessoas o que elas acham da empresa e depois esconder delas o que foi apurado sugere que as coisas não andam muito bem e que não há grande interesse em melhorá-las.
Mantenha-se receptivo
Às vezes, tudo que as pessoas querem é ser ouvidas. Manter-se com uma postura aberta, além de suprir essa necessidade, pode ir muito além de ouvir desabafos e resultar que você tenha acesso a excelentes ideias e análises.
Ouvidas e reconhecidas, as pessoas se sentem mais confiantes e participantes da missão da equipe e da empresa como um todo. Por isso, é muito comum que, em pesquisas e enquetes, os entrevistados apontem o “saber ouvir” como a principal qualidade de um líder.
Aposte nas relações
Cada pessoa é um universo e tem seu jeito de ser. Nas empresas, não é diferente. A diferença é que isso não precisa nem deve ser visto como um problema. A multiplicidade de visões do mundo traz consigo uma característica fundamental para empresas inovadoras e modernas: a diversidade.
Faça da rotina de sua equipe um espaço privilegiado para troca de ideias, opiniões e experiências diferentes que, após algum de tempo de debate e maturação, sempre convergirão para soluções criativas e inovadoras para velhos e novos problemas.
Invista na criação de espaços para que as pessoas possam socializar e trocar opiniões em outros momentos que não apenas nas reuniões ou na execução de tarefas. Aposte que nesses momentos elas construirão sinergias que vão fazer toda a diferença na hora certa.
Invista em comunicação
Não faltam frases para dizer o quanto se dá mal quem não se comunica bem. Essa realidade é ainda mais verdadeira nas empresas, onde ninguém resolve ou realiza nada se não puder contar com o emprenho e a parceria dos colegas.
Garantir que as pessoas tenham acesso às informações por meio de canais diferentes de comunicação é uma forma de assegurar que, não apenas elas tomarão conhecimento de sua mensagem, como também serão capazes de absorvê-la e repassá-la adiante, com ajuda da repetição e das diversas maneiras de se explicar um mesmo assunto.
Um ciclo completo de comunicação deve ser capaz de oferecer ferramentas para facilitar com que os funcionários se mantenham atualizados sobre o que acontece na empresa, possam solucionar problemas e corrigir mal-entendidos ou informações equivocadas. Além disso, conectar-se aos seus colegas, perguntar e receber feedbacks do desenvolvimento de suas tarefas e os objetivos do que estão executando.
São medidas simples, que podem trazer grandes resultados para a melhoria do clima interno e para a motivação de sua equipe.
Dê feedback honesto e constante
A prática de dar e receber feedback é uma das mais poderosas ferramentas de melhoria de desempenho e do clima organizacional. Cada vez que um membro de sua equipe dá uma opinião, uma sugestão, ou toma uma iniciativa, ele espera que dali surja um diálogo: o que deu certo e o que precisa melhorar, qual caminho seguir e o que se espera dele.
Por isso, reconheça as boas iniciativas (em público, sempre que possível) e faça críticas honestas e fundamentadas (em particular) às ações equivocadas, apontando alternativas. Pode ter certeza que, agindo dessa forma, os relacionamentos se tornarão mais fortes e o clima organizacional melhor, além dos ganhos em eficácia e produtividade.
O feedback costuma ser tão poderoso que chega a influenciar nas taxas de rotatividade das empresas, ou seja, organização em que se conversa mais tem menos entra e sai de funcionários.
Engaje para fazer um Clima Organizacional melhor
Estabelecido o diálogo, é hora de avançar para um nível além: o engajamento. Isso significa colocar todos na mesma página, estabelecer relações de igualdade e companheirismo e compartilhar os objetivos para que cada um possa colaborar com seu alcance.
Reunir a equipe nas mais variadas ocasiões para explicar contextos, compartilhar visões de negócio e pedir sugestões é uma boa forma de fazer isso. Sempre com regularidade, constância e convicção de que fazer isso juntos é melhor do que a lógica do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.
Entendeu como um bom clima organizacional pode trazer ganhos para a satisfação pessoal de sua equipe e a produtividade de sua empresa? Se quiser receber mais dicas como essas, assine a nossa newsletter e confira diretamente no seu e-mail os conteúdos que preparamos para você.
(1) http://www.gptw.com.br/institucional/noticias/o-que-e-uma-pesquisa-de-clima-1.htm
(2) http://www.rh.com.br/Portal/Motivacao/Dicas/6406/10-dicas-indispensaveis-para-divulgar-a-pesquisa-de-clima-.html