Toda empresa que preza o bem-estar do seu time precisa pensar em contratar um seguro de vida para funcionários. A verdade é que, por mais planejado que seja, o futuro é incerto e imprevistos podem acontecer.
Quando o colaborador entende que a empresa se preocupa com a sua saúde e, inclusive, demonstra cuidado com a família dele, a sua produtividade e dedicação aumentam — o que contribui para uma melhora significativa dos resultados do negócio.
Porém, quando o assunto é seguro de vida para funcionários, muitas dúvidas começam a surgir, principalmente em relação à obrigatoriedade desse benefício.
Neste artigo, vamos falar justamente sobre isso. Continue a leitura até o final e fique por dentro desse assunto.
O que é e como funciona o seguro de vida?
O seguro de vida é um benefício que oferece assistência financeira aos funcionários de uma empresa quando algum imprevisto acontece. Isso significa que ele pode ser usado não só em uma situação extrema, como no caso do falecimento do colaborador, mas sempre que algo inesperado surgir, seja uma incapacidade temporária, uma invalidez ou até mesmo uma doença grave.
O suporte oferecido pelo seguro de vida é financeiro, pois o objetivo é fazer com que a família tenha recursos suficientes para passar por esse momento difícil sem comprometer o orçamento familiar.
É obrigatório contratar seguro de vida para funcionários?
A legislação brasileira não determina a obrigatoriedade da contratação do seguro de vida para funcionários. Porém, é preciso prestar atenção, uma vez que existem convenções coletivas em alguns segmentos de trabalho considerados de risco que obrigam a empresa a oferecer esse tipo de benefício aos seus colaboradores.
Quando a solução pode ser útil?
O seguro de vida para funcionários pode ser muito útil em diferentes circunstâncias. Veja só:
- assistência emergencial — destinada a serviços de grande utilidade, principalmente quando o colaborador estiver em viagem nacional ou internacional;
- despesas médico-odontológicas — em caso de acidente com o segurado, como a perda de um dente causado por um trauma, esse benefício pode ser utilizado;
- adiantamento do prêmio em vida — em casos de doenças crônicas ou terminais, o colaborador tem a oportunidade de receber o valor da indenização ainda em vida;
- incapacidade temporária por acidente — em caso de acidente que o afaste do trabalho, o funcionário receberá o seu salário;
- assistência funeral — em situações mais críticas, como falecimento, os familiares terão os custos de funeral quitados pelo seguro.
Além de trazer comodidade ao colaborador, o seguro de vida incentiva um maior comprometimento com os resultados da empresa.
Quais as vantagens?
Empresas que pensam no bem-estar dos seus colaboradores têm mais chances de sucesso. Isso porque, quando se sentem valorizados, os talentos tendem a permanecer na organização por mais tempo, gerando bons resultados.
No entanto, não é só isso que você — e toda sua equipe — tem a ganhar com o seguro de vida para funcionários. A seguir, listamos as principais vantagens que esse benefício pode oferecer. Acompanhe!
Dedução do Imposto de Renda
Esse benefício se aplica a empresas enquadradas no regime tributário de Lucro Real. Isso é possível porque o benefício é classificado como despesas operacionais. Logo, esse tipo de despesa pode ser deduzida da base de cálculo do Imposto de Renda, reduzindo, assim, o lucro tributável da empresa.
Amparo para as famílias
Por mais que ninguém goste de cogitar uma situação de risco, é importante se preparar para elas — e é aqui que o seguro de vida aparece como um excelente aliado para amparar tanto as famílias quanto os colaboradores.
Imagine a seguinte situação: o funcionário sofre um acidente que o impede de trabalhar pelo período de 3 meses. Nesse período, ele receberá pelo INSS. Porém, o valor que será recebido pela autarquia costuma ser menor do que, de fato, ele recebe todos os meses.
Em uma situação como essa, o seguro de vida ampara financeiramente as famílias, permitindo que elas não atrasem o pagamento de nenhum compromisso e, ainda, possam ter recursos suficientes para arcar com eventuais despesas médicas.
Maior custo-benefício
Quando uma empresa contrata um seguro de vida coletivo para seus funcionários, ela está comprando uma grande quantidade de apólices de uma só vez. Isso permite que a seguradora distribua os custos fixos entre um maior número de segurados, resultando em um custo per capita mais baixo. Em alguns casos, a seguradora também pode oferecer descontos significativos devido ao volume do negócio.
Valorização dos colaboradores
Nada é mais importante para o colaborador do que a certeza de que não ficará sozinho em um momento de crise. Nesse sentido, o seguro de vida passa a ele segurança, o que reflete positivamente na sua produtividade e na motivação de sempre entregar o seu melhor em tudo o que fizer.
Quem paga e quanto custa?
Depende do tipo de acordo feito entre empresa e funcionário. Além disso, é importante observar as convenções coletivas de cada setor. No geral, existem três formas de pagamento:
- totalmente contributário: o valor integral do seguro é descontado no pagamento do colaborador;
- não contributário: a empresa se responsabiliza pelo pagamento integral do seguro;
- parcialmente contributário: os custos são divididos entre a empresa e o colaborador.
Em relação ao valor do seguro de vida para funcionários, ele pode variar de acordo com as coberturas oferecidas e as políticas da empresa.
Como contratar um seguro de vida para funcionários?
Agora, listamos os principais pontos que precisam ser observados na hora de contratar um seguro de vida. Tome nota:
- encontre uma seguradora com boa reputação: uma boa seguradora é financeiramente estável e confiável, o que é essencial para garantir que os benefícios serão pagos aos beneficiários conforme o contrato. A solidez da seguradora assegura que ela cumpra suas obrigações mesmo em tempos de crise econômica;
- preste atenção nas diferentes indenizações: a indenização deve ser compatível com o perfil do colaborador, principalmente seu salário, para garantir que, em caso de sinistro, o benefício ofereça uma proteção financeira adequada à família do funcionário;
- invista em planos completos: isso porque eles cobrem uma variedade maior de riscos, incluindo morte por qualquer causa, invalidez permanente total ou parcial, doenças graves e acidentes.
O seguro de vida para funcionários é indispensável para empresas que desejam ter colaboradores mais engajados com suas metas e objetivos. Portanto, esse investimento se torna fundamental para quem deseja motivar sua equipe.
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