Seguro de responsabilidade civil profissional: você já ouviu falar? O nome pode ser extenso, mas seu entendimento é fácil, principalmente porque, além de tudo, é um instrumento muito útil. Na verdade, pode ser considerado uma das ferramentas que viabilizam um trabalho tranquilo aos profissionais.
Pense, por exemplo, em um estrago, dano ou prejuízo que um profissional, no desempenho de suas funções e prestando um serviço, possa provocar. Às vezes, um pequeno acidente pode custar caro e fragilizar os ganhos ou mesmo o patrimônio, quem sabe, de um especialista. Não se pode prever, mas é possível se precaver.
Quer saber mais? Continue a leitura e saiba o que é e como funciona o seguro de responsabilidade civil profissional.
O que é o seguro de responsabilidade civil profissional?
Muitas vezes, no desempenho de seu trabalho, o profissional pode se ver envolvido em algum acontecimento que resulte em danos ou prejuízos materiais ou corporais para terceiros. Talvez para o próprio cliente. Nesses casos, surge a figura jurídica da responsabilidade civil pairando sobre esse profissional.
A responsabilidade civil é a obrigação legal de reparar um dano ou prejuízo provocado a terceiros. Quando esse dano resulta do desempenho da atividade profissional, por exemplo, na prestação de algum serviço, é considerado de responsabilidade civil profissional.
Por sua vez, o seguro de responsabilidade civil profissional é a proteção oferecida a esses profissionais ou a suas empresas, para o suporte financeiro necessário à uma indenização possivelmente reclamada. Nesses casos, cada seguradora define um elenco de produtos ou coberturas para esse fim.
De todo modo, podem ocorrer diferentes situações que farão com que se coloque em andamento a cobertura do seguro. Veja a seguir como funciona.
Como funciona o seguro de responsabilidade civil profissional?
Considere, por exemplo, um advogado trabalhando ao longo de um processo e que, por qualquer razão, se vê às voltas com uma falha cometida ou um equívoco que leva seu cliente a perder a causa. Este, por sua vez, resolve cobrar do profissional que contratou, ressarcimento pelas perdas sofridas.
Assim, o acionamento desse seguro se dá quando a ocorrência é manifesta e o reparo do dano ou prejuízo é cobrado. Qualquer erro, acidental ou não, se resultar em uma ação judicial, obriga o segurado ao pagamento de indenização que, com a cobertura do seguro, é paga pela seguradora.
Como você pode ver, se trata de uma proteção ao patrimônio financeiro do segurado, seja ele uma pessoa física ou jurídica. Costumeiramente, esse é um seguro utilizado por profissionais que querem se resguardar como, entre outros:
- advogados;
- médicos;
- engenheiros e arquitetos;
- contadores;
- corretores;
- profissionais de tecnologia.
Por que esse seguro é solicitado aos prestadores de serviços?
Tanto o profissional tem interesse em se resguardar e manter sua boa reputação, como a empresa contratante dos serviços também se preocupa com sua imagem. Desse modo, todos podem estar seguros de que, caso ocorra algum sinistro, poderão contar com a agilidade da ação da seguradora.
De maneira geral, as relações se dão sem litígio e de modo bastante profissional. Dessa forma, não há perda de patrimônio do segurado, sua imagem e reputação não são atingidas e a empresa contratante opera com segurança e tranquilidade na certeza de ser ressarcida por alguma falha do contratado.
Assim, muitas empresas apresentam essa exigência contratual para os prestadores quando necessitam dispor de seus serviços. Por sua vez, o prestador de serviços tem bons motivos para estar amparado por esse seguro, seja pela proteção com que pode contar, ou pelo cuidado que toma e pode demonstrar aos seus clientes.
Quais as suas principais coberturas?
O seguro de responsabilidade civil profissional possui coberturas para alcançar diferentes situações que podem ser enfrentadas no caso de se instalar um processo contra o segurado por danos sofridos por terceiros. Nesse sentido, a linha de frente das coberturas é constituída por:
- ressarcimento e indenizações: solicitados pelo terceiro prejudicado;
- mediação: despesas com serviços de mediação e acordo;
- despesas referentes à defesa (administrativa, civil e criminal);
- honorários advocatícios e custas judiciais;
- coberturas acessórias: proteção à reputação, custos emergenciais;
- sala de emergência: suporte de especialistas sobre o seguro;
- comparecimento ao tribunal: despesas envolvidas.
A apólice do seguro de responsabilidade civil profissional pode contar com algumas coberturas adicionais. Converse com seu corretor de seguros e peça para lhe indicar as opções existentes segundo ofertam as diferentes seguradoras, assim como aquelas que mais se adequam ao seu perfil.
Desse modo, o seguro se torna o meio que traz tranquilidade para o profissional desempenhar suas atividades. Portanto, sem receio de ser pego de surpresa por algum evento inesperado que traga danos a terceiros, pode se concentrar na execução do serviço com mais qualidade.
Como contratar esse seguro?
A contratação do seguro de reponsabilidade civil profissional é fácil de ser realizada. O mais importante nesse processo é poder contar com uma corretora de seguros experiente e de confiança, pois ela será sua parceira nessa jornada. Na verdade, seu corretor de seguros será sua principal fonte de referências.
Nesse sentido, seu corretor pode lhe orientar com relação a qualquer dúvida que você tenha. Ele vai buscar no mercado as melhores opções disponíveis e adequadas às suas necessidades, para você realizar a sua escolha com tranquilidade e segurança.
Se o contratante do seguro for uma empresa prestadora de serviços, deverá providenciar alguns documentos e informações como, por exemplo:
- CNPJ;
- dados de contato da empresa;
- número de colaboradores;
- quantos funcionários em cada tipo de atividade.
Cada seguradora pode, ainda, solicitar algum outro documento ou informação referente à empresa e suas atividades. De todo modo, sua corretora deverá estar pronta para fornecer o suporte que for necessário para resolver qualquer dúvida que você ainda tenha.
Como você pôde ver, o seguro de responsabilidade civil profissional é um fator de tranquilidade e segurança para o profissional que presta um serviço, assim como para a empresa que contrata esses serviços. As duas partes ficam resguardadas dos estragos que uma demanda indenizatória pode provocar, especialmente no patrimônio e na imagem, sobretudo do profissional.
Agora que você conhece esse tipo de seguro, fique por dentro de 4 mitos e verdades sobre o seguro de responsabilidade civil profissional dos médicos.