A proteção necessária ao patrimônio da família, principalmente sua casa e seus bens ali guardados, mesmo com um imóvel não quitado, pode ser alcançada com o seguro residencial para imóveis financiados. O financiamento não vai impedir de modo algum que você proteja sua casa.
Além disso, esse tipo de seguro permite que você tenha coberturas adicionais na forma de assistências que ajudam a resolver questões inesperadas que sempre aparecem. De todo modo, você escolhe o que realmente deseja proteger.
Quer saber mais? Continue a leitura e veja o que você precisa saber sobre seguro residencial para imóveis financiados.
O que é o seguro residencial para imóveis financiados?
O brasileiro está aprendendo a cuidar melhor de seu patrimônio e, sobretudo, a mantê-lo protegido por meio de um seguro. No caso de imóveis residenciais e os pertences que abriga, a melhor proteção é oferecida pelo seguro residencial e as vantagens que oferece.
Seguro residencial é um produto desenvolvido para oferecer proteção e amparo ao patrimônio da família contra adversidades que poderiam colocar em risco bens tão significativos. Assim, esse seguro se aplica à residência propriamente e aos bens nela contidos (os pertences da família).
Repare que a proteção é patrimonial e se refere tanto ao imóvel quanto aos bens que ele abriga. Por sua vez, o mesmo seguro é válido para um imóvel quitado ou um com as prestações ainda sendo pagas, isto é, um imóvel financiado.
Seguro residencial e seguro habitacional
Atenção! Aqui reside uma confusão de conceitos comumente encontrada e equivocadamente difundida. O seguro residencial para imóvel financiado não deve ser confundido com o seguro destinado a proteger um financiamento, que pode ser de um imóvel ou de um veículo, por exemplo.
No caso de imóvel residencial, esse tipo de seguro é comumente chamado de seguro habitacional. É um seguro que geralmente é exigido pela instituição financeira quando a pessoa está em busca de um crédito.
Nesse caso, a proteção é para a dívida e não para o bem patrimonial (a residência). Assim, se o tomador não puder pagar, em razão de morte, por exemplo, o seguro paga o financiamento.
Neste post, no entanto, não se trata disso. Aqui, você já possui um imóvel financiado e deseja protegê-lo, assim como os pertences da família que lá estão e, para isso, existe o seguro residencial.
Quais os tipos de cobertura desse seguro?
Uma vez que o seguro residencial visa proteger o patrimônio, as coberturas principais oferecidas devem apresentar inicialmente esse foco. Ao mesmo tempo, coberturas adicionais também podem estar disponíveis para ampliar a proteção fornecida, assim como a assistência oferecida ao segurado para diferentes situações. Acompanhe!
Roubo e furto
A cobertura contra ocorrência de roubo e furto é uma das mais procuradas pelos interessados em proteção patrimonial. Esses riscos se mostram cada vez mais presentes. Para que os bens estejam protegidos contra situações dessa natureza, o segurado precisa apresentar uma relação com os bens que devem ser protegidos.
Incêndio, queda de raio e explosão
A cobertura contra incêndio, queda de raio e explosão é um item considerado básico neste seguro e, desse modo, precisa estar incluída em sua apólice. Qualquer forma de incêndio acidental será considerada na proteção contratada. Além disso, pode ser adequada para alcançar também incêndio criminoso.
Vendaval, granizo e fumaça
A cobertura contra vendaval, granizo e fumaça ampara danos provocados por esses agentes no imóvel e nos bens nele contidos. No caso de fumaça, também alcança aquela oriunda de fora do imóvel, mas alcançando-o e produzindo danos.
Assistências 24 horas
A cobertura de assistências 24 horas refere-se a diferentes serviços cuja demanda surge quando menos se espera. Assim, são constituídas por situações que requerem um chaveiro, um encanador ou um eletricista, por exemplo.
Danos elétricos
A cobertura para danos elétricos visa dar proteção no caso de danos provocados por variações anormais da corrente elétrica, assim como em situações de curto-circuito, entre outras. Invariavelmente, nesses casos, a residência no todo ou em parte fica privada do uso da eletricidade que chega ao imóvel.
Vazamentos de tubulações
Os vazamentos de água provocados pelo rompimento de tubulações nas instalações internas do abastecimento podem ser atendidos por essa cobertura. Essa proteção alcança ainda os tubos e conexões do reservatório de água (caixa d’água), assim como as tubulações do esgotamento sanitário do imóvel. Danos causados pelo vazamento também estão amparados.
Quando contratar esse seguro e como fazê-lo?
Quando se trata da aquisição de um veículo, dificilmente alguém sai da loja e circula pelas ruas com o carro novo sem a garantia do seguro auto. O mesmo princípio deveria ser adotado para a contratação do seguro residencial, visando a proteção deste importante patrimônio familiar.
Dessa forma, o ideal é que, tão logo adquira o imóvel, você já contrate o seguro residencial para a proteção deste que costuma ser o maior patrimônio da família e onde geralmente reside. E, para esse fim, o melhor caminho é contar com uma corretora experiente e de confiança.
Com o auxílio de seu corretor de seguros, você consegue avaliar as diversas coberturas disponibilizadas pelas seguradoras e compor a proteção mais adequada à sua realidade. Além disso, o corretor pode facilmente trazer para você as melhores opções do mercado para a sua escolha e decisão.
De todo modo, procure entender bem o alcance das diversas coberturas e selecione apenas aquelas para as quais você sabe que pode haver risco e demanda por proteção. Os esforços durante anos na construção de um patrimônio não deveriam ser deixados sem o amparo indenizatório para situações inesperadas.
Como você pôde ver, o seguro residencial para imóveis financiados tem o mesmo alcance que aquele empregado na proteção de imóveis quitados. Por sua vez, você não deve deixar seu patrimônio exposto sem a proteção que este seguro oferece.
Existem diferentes coberturas que podem ser consideradas para esse fim. Desse modo, você pode compor como desejar sua apólice de seguro residencial protegendo seus bens e disponibilizando assistência e serviços cuja necessidade surge quando menos se espera.
Gostou deste post? Foi esclarecedor? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais: eles serão gratos por isso.