De maneira geral, uma família, desde que se constituiu, vai gradativamente construindo o patrimônio familiar. Assim, o conjunto de bens com os quais se fortalece e viabiliza educação, segurança e lazer, entre outras necessidades, pode começar do zero ou partir de alguma ajuda recebida, mas a dedicação é que moldará o patrimônio.
Dessa forma, quase sempre, o esforço de todos, muitas vezes com sacrifícios, permite que se construa e continue crescendo. No entanto, essa continuidade patrimonial precisa ser garantida contra os percalços, às vezes, da natureza, outras vezes, da vida em sociedade.
Quer saber mais? Continue a leitura e entenda como proteger seu patrimônio familiar.
Qual é a importância de soluções para a proteção do patrimônio familiar?
A construção de um patrimônio familiar, para muitas pessoas, pode consumir um bom tempo de suas vidas, enquanto outras podem contar com algumas facilidades da própria família. Independentemente do caso, garantir a proteção patrimonial ganha importância ao passo que se associa à segurança e ao futuro dos entes queridos.
Assim, é a partir do patrimônio que se pode propiciar melhor educação para os filhos, além de inúmeras facilidades que a vida moderna oferece. Ao mesmo tempo, é graças às reservas da família que o seu próprio crescimento patrimonial poderá evoluir, como na aquisição de outro imóvel.
Muitas iniciativas de investimento em crescimento pessoal, lazer, viagens e formatura dos filhos, entre tantos outros, constituem eventos que requerem um suporte financeiro adequado. Assim, manter um patrimônio equilibrado, em dia com as perspectivas da família, é essencial para que tudo vá bem.
Por outro lado, mesmo os percalços que a própria vida pode trazer acabam por resultar em perdas significativas, se certos cuidados não forem tomados. Isso significa que, além de proteger o patrimônio da família, é preciso conseguir formas legais de blindá-lo contra algumas circunstâncias que possam surgir.
Como implementar essa proteção para o patrimônio familiar?
Existem diferentes medidas que podem ser tomadas para proteger o patrimônio familiar, seja impedindo que se disperse, seja garantindo amparo indenizatório em caso de perdas ou danos significativos. Veja, a seguir, as principais medidas que você pode tomar nesse sentido.
Eduque seus filhos sobre finanças
Além dos cuidados que os pais devem tomar na proteção patrimonial, os filhos também devem ser educados no sentido de construir e manter o patrimônio da família. Desse modo, é muito importante fazer com que participem, por exemplo, do planejamento financeiro familiar.
Nessa mesma direção, aproveite também as oportunidades que surgirem e que podem facilitar que eles conheçam o valor das coisas. Mostre a importância da construção de um patrimônio para a família e, ao mesmo tempo, a necessidade de protegê-lo e garantir sua continuidade e seu crescimento.
Institua bens de família
Por força do Código Civil (Lei n. 10.406/2002), assim como da Lei n. 8.009/1990, os chamados bens de família são impenhoráveis. Isso significa que não podem ser utilizados para o pagamento de dívidas ou pendências financeiras, estando, dessa forma, na condição de um patrimônio blindado, isto é, protegido.
Para esse fim, o imóvel residencial integral, e até um terço do patrimônio líquido da família, pode ser instituído como bem de família. É uma iniciativa totalmente amparada pela legislação, efetivada por meio de testamento ou de escritura pública.
Doe bens como reserva de usufruto
Você pode fazer uma doação dos seus bens, mas de modo que mantenha o usufruto deles. Isso significa que não será mais o proprietário, mas permanecerá como o administrador desses bens, impedindo que sejam tomados em razão de dívidas da família.
A doação com reserva de usufruto é uma prática relativamente comum, sobretudo quando se dá de pai para filho, ou vice-versa. Pode ser, por exemplo, uma forma de adiantar a herança e evitar a incidência do inventário pertinente.
Faça um seguro para proteção patrimonial
Existem eventos, como incêndios, enchentes, roubos e furtos, entre tantos outros, que podem destruir, em pouco tempo, todo o esforço de uma vida que você investiu na construção do patrimônio familiar. Um seguro é a possibilidade de retomada e a garantia de continuidade, caso ocorram perdas ou danos patrimoniais.
Na ocorrência de algum evento caracterizado como sinistro pela apólice, haverá indenização nos termos em que o seguro for contratado. Assim, a contratação de seguros (de vida, residencial, seguro auto e outros) insere-se na fileira das soluções de proteção ao patrimônio familiar.
Qual é a importância do seguro na proteção do patrimônio familiar?
Você pode ver os seguros como investimentos estratégicos para proteção dos seus e dos bens patrimoniais da família. As escolhas certas e voltadas para as reais necessidades de todos constituem a tranquilidade no presente e a segurança no futuro.
Com isso, você pode garantir a manutenção do padrão de vida familiar. Pense na importância do sustento que você e seu cônjuge promovem para os seus e a estabilidade que resulta dessa relação para toda a família.
A impossibilidade de continuar a ser um provedor pode ser um acontecimento drástico para todos. Nesse sentido, a indenização do seguro de vida faz toda a diferença nessa hora. Assim também será, se ocorrer, por exemplo, um furto do veículo familiar ou um incêndio no imóvel residencial.
Dessa forma, considere as diferentes possibilidades de proteção patrimonial da família que podem ser oferecidas segundo cada tipo de seguro:
- seguro de vida: para proteção do segurado e garantia de manutenção padrão familiar;
- seguro auto: para garantir a continuidade do(s) veículo(s) da família;
- seguro residencial: para proteção do imóvel mais importante da família e outros existentes;
- seguro para moto: para manter a moto na família;
- seguro para bike: para garantir as bicicletas da família;
- seguro para portáteis: para proteção dos equipamentos de cada um.
Como você pôde ver, a construção do patrimônio familiar e sua continuidade requerem proteção com os meios dos quais você pode dispor: educação, instituição de bens de família, doação com reserva de usufruto e contratação de seguros específicos. Dessa forma, os bens estão protegidos, e a família fica segura para desfrutar das facilidades que seu patrimônio oferece.
Gostou deste post? Continue conosco em nossas redes sociais: Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram.