A incidência de inadimplência no Brasil é quase uma característica dos negócios realizados por aqui. Por essa razão, a recuperação de crédito para empresas é uma iniciativa tão importante e necessária para o bom andamento da gestão das organizações.
Identificar essa realidade, diagnosticá-la e obter os resultados possíveis resgata situações que não se resolveriam por si. É uma atenção que precisa ser dada para o aprimoramento de muitos negócios.
Quer saber mais? Continue a leitura e veja como ajudar na recuperação de crédito para empresas.
O que é recuperação de crédito?
Um dos percalços que quase toda empresa uma hora precisa enfrentar é a ocorrência da inadimplência de parte de seus clientes. Cada segmento de negócios, cada empresa, possui um percentual médio anual de casos de parceiros e clientes que não conseguem consolidar todos os pagamentos devidos.
O resultado dessa situação é a inadimplência, ou seja, um montante de recursos significativos de todos os clientes que não conseguem pagar o devido. Para muitas organizações, é um custo difícil com o qual arcar.
Além disso, situações globais, como a pandemia de COVID-19, acabam por gerar crises na economia. Os mais suscetíveis invariavelmente incrementam ainda mais os casos e fazem aumentar o percentual de inadimplentes. É um aspecto duro para qualquer negócio.
Nesse sentido, com o tempo, vai se formando uma legião de pessoas físicas e jurídicas em situações não resolvidas, mesmo após a inclusão desses clientes nos registros de devedores (“negativação”). Assim, nasce a necessidade de recuperação de crédito, facilitando o planejamento financeiro dos clientes.
A recuperação de crédito, para esse fim, é um conjunto de medidas que são tomadas com o intuito de viabilizar a regularização desses clientes e, ao mesmo tempo, recuperar pelo menos parte do crédito não recebido. É, portanto, um procedimento para oferecer suporte para que os inadimplentes consigam resgatar sua normalidade e voltem a comprar.
Geralmente, a recuperação de crédito é um trabalho conduzido por uma empresa especializada nessa atividade. Nesse sentido, ela procura obter o pagamento de modo negociável e de forma a viabilizá-lo para o cliente, ou adquire a dívida da respectiva instituição financeira e tenta a negociação com o inadimplente.
Quais as melhores formas de recuperação de crédito?
Existem diferentes formas de abordagem dos processos de recuperação de crédito. Essencialmente, podem ser considerados dois caminhos e, para escolher o melhor, é preciso analisar as particularidades de cada caso e os contratos existentes, entre outros.
Nesse sentido, devem ser considerados aspectos como o tipo de dívida, os valores envolvidos e o próprio cliente inadimplente. Acompanhe!
Recuperação judicial
De maneira geral, a cobrança judicial de uma dívida se dá quando estão envolvidos valores elevados ou quando já transcorreu muito tempo sem solução amigável para a demanda. Também costuma ser a opção adotada quando o devedor simplesmente se recusa a pagar o que deve.
Trata-se de uma abordagem conduzida por meio de uma ação movida contra o devedor. É importante destacar que, para a iniciativa de cobrança judicial, é necessário que anteriormente a empresa tenha procurado o inadimplente, sem sucesso, ou tentado contato, sem obter as devidas respostas.
Essa ação pode se dar de diferentes maneiras, como:
- ação de execução: meio empregado quando o credor precisa resgatar um título executivo extrajudicial (cheque, nota promissória). É a forma mais ágil de cobrança judicial;
- ação monitória: esse meio deve ser utilizado quando o documento existente não fornece todos os requisitos legais para a cobrança. Requer uma prova escrita sobre o que foi acordado e está sendo cobrado;
- ação de cobrança: meio empregado para conseguir que seja reconhecida a obrigação existente entre as partes e o direito do credor.
Recuperação extrajudicial
Quando falamos da importância da recuperação de crédito dentro da relação com o cliente devedor, é sempre adequado considerar a cobrança extrajudicial. De modo geral, é o meio empregado quando os valores envolvidos não são elevados ou quando se trata de uma dívida mais recente.
A cobrança extrajudicial permite uma negociação com o cliente inadimplente e evita custos maiores para as partes. Por essa razão, costuma apresentar um bom índice de resultados, recuperando recursos para o credor e trazendo o cliente novamente para o mercado já com as finanças pessoais em dia.
Alguns passos são essenciais para implementar uma estratégia de recuperação de crédito. Veja os principais aspectos que você deve considerar:
- elaborar um diagnóstico da situação atual;
- definir o que pode ser ofertado;
- definir as características da negociação;
- fazer contato com os clientes inadimplentes;
- levar em conta uma possível judicialização ou repasse das dívidas.
Qual a importância da recuperação de crédito para as empresas?
A recuperação de crédito é benéfica para todos: o cliente inadimplente, a empresa credora e o próprio mercado. Para o cliente, livrar-se da condição de devedor e retomar sua normalidade creditícia é, costumeiramente, um dos principais tópicos do planejamento pessoal de começo de ano.
Por sua vez, para a empresa credora, enquanto perdurar a inadimplência dos clientes, existirá comprometimento de seu orçamento. Essa condição, quanto mais intensa se mostrar, maiores serão os riscos que poderá provocar de surgimento de dificuldades na gestão financeira da organização.
Assim, considerar uma redução de custos, resgatar recursos perdidos e manter a empresa funcionando regularmente, sem ter que experimentar situações críticas às suas próprias finanças, é indispensável para bons resultados. Mas existe, ainda, outro aspecto que reforça a importância da recuperação de crédito: a própria economia.
Clientes desprovidos de crédito em razão de dívidas, de maneira geral, reduzem significativamente suas aquisições e seus gastos às despesas essenciais. Dessa forma, passa a existir menor volume de recursos circulando. O contrário se dá com a recuperação do crédito, voltando a roda da economia a girar mais regularmente.
Como você pôde ver, a recuperação de crédito para empresas constitui uma iniciativa e um cuidado estratégico para qualquer organização. A partir de ações com esse fim, é possível reativar os negócios, fazer a empresa voltar a crescer quando muitos casos se acumulavam e fornecer perspectivas de solução para clientes inadimplentes.
Resgatar créditos é uma forma de contribuir para a recuperação do equilíbrio do fluxo de caixa da empresa. Na verdade, toda a economia se beneficia dos esforços para a regularização de situações dessa natureza. Leve em conta, ainda, que a imagem da empresa não fica prejudicada e que a organização evita sua própria inadimplência com as despesas que necessita honrar rotineiramente.
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